Projeto de Voluntariado - Ludocriarte -
São Sebastião (DF)

Sobre o Relatório

GRI 102-32 | 102-45 | 102-49 | 102-50 | 102-52 | 102-53 | 102-54

A Fundação Banco do Brasil publica anualmente o Relatório de Atividades como instrumento de acesso e de prestação de contas com seus diversos públicos de interesse, e também para reafirmar o compromisso com a ética e transparência, além da demonstração de respeito por todos aqueles que são impactados ou participantes das ações da Fundação BB.

O documento foi definido a partir de processo de relevância e refere-se às atividades do período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019. O relatório foi submetido à verificação do Conselho Fiscal e aprovado pelo Conselho Curador. Os dados contábeis foram verificados pela Deloitte Brasil e seguem os padrões exigidos pelos órgãos reguladores e normas vigentes. Não houve outro tipo de asseguração externa para este Relatório.

Desde 2015, a publicação do Relatório de Atividades segue as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI). Assim como na versão anterior, o Relatório foi preparado de acordo com o GRI Standards, opção “Essencial”. Os indicadores e suas formas de gestão estão demarcados ao longo do texto e no sumário de conteúdo da GRI. Este documento integra nossa prestação de contas e contempla as principais realizações da Fundação BB relacionadas ao investimento socioambiental, estratégia e à gestão interna.

Mais que um conjunto de informações sobre iniciativas realizadas no período, no Relatório de Atividades 2019 da Fundação Banco do Brasil é possível acompanhar relatos que tangibilizam os resultados aqui apresentados.

Matriz de Materialidade e
Definição dos Tópicos Materiais

GRI 102-40 | 102-42 | 102-43 | 102-44 | 102-46 | 102-47 | 103-1

Os indicadores relatados foram definidos a partir do processo de materialidade realizado em 2018, quando da elaboração do Plano Estratégico Quinquenal 2019-2023. Em 2019, a Matriz de Materialidade foi revisitada, mas não houve alterações significativas em relação a escopo e limites de aspectos cobertos pelo relato. A priorização dos temas materiais, assim como a definição dos seus aspectos e limites, foi referenciada pelos públicos de interesse da Fundação BB: funcionários da Fundação BB, Banco do Brasil (Instituidor), parceiros estratégicos, parceiros executores, parceiros investidores e participantes.

São temas considerados de alta relevância para os públicos de interesse e de alto impacto para a Fundação BB: Ética e Transparência; Efetividade dos Programas e Projetos; Relacionamento com Parceiros; Responsabilidade Socioambiental nos Programas e Projetos; e Tecnologia Social. A partir da definição desses temas, é possível traçar estratégias mais alinhadas à realidade das comunidades atendidas pela Fundação BB e à visão e interesse dos nossos stakeholders.

Alguns temas abordados na pesquisa e na construção da Matriz de Materialidade, apesar de não serem identificados como tópicos materiais, são mencionados ao longo do Relatório, pois a Fundação BB considera que são de alta relevância para as suas ações e projetos: Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Treinamento e Educação, Comunicação, Articulação do Investimento Social, Combate à Corrupção, Diversidade e Igualdade, e Comunidades Locais.

Matriz de Materialidade

Explicação dos tópicos
materiais e seus limites