Há 34 anos, o Banco do Brasil instituiu sua Fundação para contribuir com a transformação social dos brasileiros e com o desenvolvimento sustentável do país. Ao longo dessa trajetória, a Fundação Banco do Brasil atua na busca pela inclusão socioprodutiva dos segmentos mais vulneráveis da sociedade, com ações de geração de trabalho e renda, projetos de meio ambiente e de educação, sendo essa transversal a todas as iniciativas.
Essa visão sistêmica é alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e permite que os programas e projetos da Fundação BB tenham sustentabilidade e que a transformação seja efetiva.
O alcance das iniciativas, espalhadas por todo território brasileiro, foi potencializado pela articulação de parcerias e pelo apoio de investidores sociais. O êxito dessas ações também se deve à colaboração de equipes especializadas na execução dos projetos socioambientais ao longo de suas etapas de implementação, desde a modelagem até a avaliação de efetividade.
Nos últimos 10 anos, foram R$ 2,7 bilhões em investimento socioambiental, 5,9 mil projetos e mais de 3,6 milhões de pessoas que tiveram suas vidas valorizadas e suas realidades transformadas.
O ano de 2019 foi o primeiro do ciclo quinquenal para o planejamento estratégico da Fundação Banco do Brasil. Durante esse período, deu inicio à nova caminhada para o futuro, com o propósito de valorizar vidas para transformar realidades, em consonância com a busca por soluções efetivas para o desenvolvimento sustentável das comunidades brasileiras.
Para alcançar os objetivos estratégicos, foi definido que a Fundação BB valer-se-á da reaplicação de tecnologias sociais como propulsora da inclusão socioprodutiva em dois grandes eixos: Meio Ambiente e Educação. Também serão incentivadas articulações e parcerias estratégicas para alavancar e dar escala ao impacto do investimento social privado.
Todos os programas e projetos socioambientais estão vinculados direta ou indiretamente a um ou mais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS. Neste sentido, priorizou-se nove dos 17 objetivos estabelecidos:
A Fundação Banco do Brasil elenca e privilegia sua atuação em favor dos segmentos populacionais que compõem a base da pirâmide social, sejam os excluídos socialmente ou em risco de exclusão, eleitos preferenciais em políticas públicas, entre outros vulneráveis no contexto social.
A cadeia de valor retrata o fluxo de atuação da Fundação BB, o relacionamento com seus stakeholders e as ações desenvolvidas para o alcance dos objetivos estratégicos.
A Fundação Banco do Brasil conduz suas atividades seguindo padrões éticos nas relações com os diversos públicos e as melhores práticas de governança, atuando com integridade, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade socioambiental. Em seu Plano Estratégico Quinquenal 2019-2023, declarou, entre seus valores e princípios, a ética e integridade como alicerces.
A gestão de processos internos e a governança são avaliados periodicamente pela Auditoria Interna do Banco do Brasil. Já as demonstrações financeiras e contábeis e o sistema de controles internos são avaliadas por auditoria independente.
A Fundação Banco do Brasil está ancorada no seu Estatuto; Regimento Interno; Políticas Institucionais; e Código de Ética e Normas de Conduta.
A Fundação BB é associada ao Grupo de Institutos, Fundações e Empresas - GIFE desde 1999 e, a partir de então, tem participado de eventos e treinamentos promovidos pelo Grupo, como congressos, painéis de debate e cursos de formação, assim como dos censos promovidos pelo GIFE, das ferramentas ‘Painel GIFE de Transparência’ e ‘Indicadores GIFE de Governança’, referências em governança no terceiro setor.
Em 2019, o GIFE lançou a 9ª edição do Censo GIFE, que é uma das principais pesquisas sobre investimento social privado no Brasil e fornece um panorama sobre estrutura, formas de atuação e estratégias de organizações que destinam recursos privados para projetos de finalidade pública. Ao longo desse Relatório, foram incluídas várias informações e dados extraídos do Censo, relacionadas aos temas abordados nessa publicação, para maior compreensão do contexto do terceiro setor e dos desafios enfrentados pela Fundação BB.
A estrutura de governança da Fundação BB assegura a divisão apropriada das responsabilidades operacionais e de gestão entre seus órgãos de administração e fiscalização, tomando as decisões de forma colegiada, com o objetivo de minimizar riscos, integrar visões, agregar valor e qualidade à decisão e compartilhar conhecimentos e responsabilidades.
Assessora e propõe ao Conselho Curador as estratégias de investimentos dos ativos financeiros da FBB. É composto por dois conselheiros curadores ou suplentes, eleitos por aquele Colegiado; pelo presidente e diretor executivo de Gestão de Pessoas, Controladoria e Logística da Fundação BB.
Responsáveis pelo cumprimento do planejamento estratégico, orçamentário e operacional da FBB, assim como a definição e administração de políticas e diretrizes de recursos humanos, financeiros, tecnológicos e administrativos e das ações de comunicação.
As funções de auditoria são desempenhadas pela Unidade Auditoria Interna do Banco do Brasil (Audit) que avalia a governança corporativa e processos internos da Fundação BB. Também é auditada por empresa de auditoria independente, que avalia anualmente nossas contas e sistema de controles internos.
A Fundação BB conta com uma Equipe de Controles Internos (COI) que atua na 2ª linha de defesa, assessorando a 1ª linha de defesa na adoção de práticas de gestão de riscos e controles. A COI responde diretamente à Diretoria Executiva, preservando sua independência na avaliação dos riscos incorridos e na certificação dos controles implementados.
A seguir, são apresentados os principais fóruns, comissões, comitês ou grupos de trabalho dos quais a Fundação BB participa no âmbito das parcerias estratégicas formalizadas e voltadas à realização dos objetos pactuados, bem como a seleção técnica e transparente dos projetos apoiados. Também são espaços para o engajamento dos públicos de interesse da FBB.
Atuar em conformidade com as leis aplicáveis, regulamentos, políticas e melhores práticas é um preceito fundamental da Fundação Banco do Brasil.
Em 2019, a Fundação BB instituiu o Comitê de Ética, aprovado pelo Conselho Curador, com o objetivo de zelar pela ética, pela disciplina e pelo acompanhamento da execução de medidas, recomendações e orientações deliberadas pelo próprio Comitê. Ao mesmo tempo, criou o seu próprio Código de Ética e Normas de Conduta, pois até então, utilizava-se como referenciais o Código de Ética e Normas de Conduta dos Funcionários do Banco do Brasil e a Carta de Conduta da Fundação BB.
O Código de Ética da Fundação BB apresenta os compromissos e diretrizes da instituição em relação ao seu público de relacionamento e traz orientações específicas sobre combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, listando práticas ilícitas como suborno, extorsão e propina. As Normas de Conduta apresentam deveres e comportamentos esperados no ambiente de trabalho, facilitando a aplicação dos compromissos assumidos no Código de Ética.
Para dar transparência às ações e garantir o cumprimento das leis e normas vigentes, a Fundação BB presta contas ao Tribunal de Contas da União (TCU); Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Ministério da Cidadania e Conselho de Assistência Social do Distrito Federal. Além disso, elabora, anualmente, o seu Relatório de Atividades; Demonstrações Financeiras e Contábeis; e Sumário de Execução Orçamentária, que são submetidos à apreciação de Auditoria Independente e do Conselho Fiscal da Fundação BB e aprovação pelo Conselho Curador. Também é periodicamente auditada pela Auditoria Interna do Banco do Brasil e por Auditoria Independente.
Buscando o permanente envolvimento de seus colaboradores, a Fundação BB dedica-se à veiculação constante de conteúdos relacionados ao tema da ética e da prevenção e combate à corrupção, por meio de boletins informativos, descansos de tela, mensagens eletrônicas e reportes periódicos. Além disso, no Acordo de Trabalho da FBB em 2019 – modelo de avaliação de desempenho – foram priorizados cinco cursos para cumprimento da meta anual de treinamento dos funcionários relacionados a integridade, gestão de risco, controles internos, compliance e corrupção.
A Fundação BB instituiu seu Programa de Integridade para sistematizar, em um único documento, todos os mecanismos para promover boas práticas de governança, assim como evitar riscos, fraudes e corrupção na própria atuação e nos projetos realizados com parceiros, considerando as exigências legais de prevenção e combate à corrupção (Lei 12.846/2013), regulamentada pelo Decreto 8.420/2015.
O documento contempla uma série de regras e recomendações, entre as quais a proibição à prática de nepotismo; a vedação à concessão de recurso financeiro a pessoas jurídicas que tenham cargos de direção, integrantes do Conselho Curador, da Diretoria Executiva ou do Conselho Fiscal da Fundação BB, assim como cônjuges, companheiros ou parentes até o terceiro grau. O impedimento também vale para entidades e instituições que têm representantes do Banco do Brasil em algum cargo de direção.
A vedação também cabe a pessoas físicas ou jurídicas que violem direitos humanos, como exploração de trabalho infantil ou análogo à escravidão, prostituição, exploração sexual de crianças e adolescentes ou que gerem degradação ambiental; fabriquem armas, cigarros ou bebidas alcoólicas; atuem com interesses político-partidários ou eleitorais; se configurem como igrejas ou cultos religiosos; ou figurem no Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas – CEIS e no Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP).
A figura a seguir demonstra, resumidamente, os mecanismos que compõem o Programa de Integridade da Fundação BB.
Para manter o alinhamento ao Plano Estratégico 2019-2023 e para alcançar as ações adotadas, em 2019, a Fundação BB revisou o Programa de Integridade. Dentre as ações adotadas ao longo do ano, destacam-se a criação do Comitê de Ética; do Código de Ética e Normas de Conduta da Fundação BB; e do Canal de Denúncias.
Para garantir transparência e engajamento com os públicos de relacionamento, todos os funcionários, aprendizes e estagiários da Fundação BB foram comunicados e registraram ciência e concordância com o Programa. Além disso, o Programa de Integridade está disponível no portal da Fundação BB.
A partir da criação, implementação e divulgação do seu Programa de Integridade, a Fundação BB passou a ser reconhecida como benchmarking por diversas organizações (públicas, empresariais, entidades de classe, instituições de ensino e organizações do terceiro setor). Exemplo disso foi a participação nas reuniões da Rede GIRC - Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos, fórum liderado pelo Ministério da Economia, em conjunto com a Controladoria-Geral da União - CGU, no qual tem se debatido o tema da integridade notadamente voltada ao setor público e ao seu relacionamento com o setor privado.
O grande resultado a ser destacado foi a construção da cultura de integridade, consolidando o compromisso da Fundação BB e de seus colaboradores, ao compartilharem valores e princípios éticos, de integridade e de transparência.
Para mensurar o nível de percepção dos funcionários da FBB sobre os temas correlatos ao Programa de Integridade, foram realizadas, em 2019, duas pesquisas que geraram importantes subsídios para as ações de disseminação da cultura de integridade e capacitação para o próximo ano.
O portal da Fundação BB na internet disponibiliza endereço, e-mail e telefones para contato, relação de todos os gestores, além de links para os perfis institucionais das redes sociais.
No Portal, consta a área “Acesso à Informação”, onde são disponibilizadas as informações exigidas pela Lei 12.527, de 18.11.2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI).
A Fundação BB também possui um canal para tratamento de dúvidas e recebimento de críticas, elogios e reclamações, denominado “Fale Conosco”, disponível no portal da instituição.
Denúncias envolvendo funcionários e que versam sobre conflitos, desvios de conduta ética, descumprimento de normas internas e consulta ética, relativas à Fundação BB, também podem ser encaminhadas por meio da Ouvidoria Interna do Banco do Brasil, que é o canal de comunicação direta dos funcionários. O contato com o canal pode ser feito de forma anônima ou identificada e a área preserva o sigilo e a confidencialidade na condução de todas as demandas.
Em 2019, a FBB passou a disponibilizar em seu portal na internet o acesso ao Canal de Denúncia destinado ao recebimento e tratamento de denúncias de ilícitos criminais. O espaço pode também receber suspeitas de atos lesivos, qualificáveis como corrupção, praticados por funcionários ou por terceiros contra a
Fundação BB, em decorrência da execução de projetos socioambientais. Esse canal garante o anonimato e a denúncia pode ser feita por qualquer cidadão.
A Fundação BB, voluntariamente, incluiu suas informações institucionais no ‘Painel GIFE de Transparência’, tornando-as públicas, demonstrando o comprometimento com a melhoria das práticas de transparência.
A FBB avalia e monitora riscos que possam interferir diretamente na sustentabilidade da organização, na qualidade dos seus programas e projetos e na eficiência dos seus processos.
Com o intuito de apoiar a Alta Administração na consecução do seu propósito e objetivos estratégicos, a Fundação BB utiliza o modelo proposto pelo Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) e pela norma ISO 31.000 para a Gestão de Riscos.
O processo de gerenciamento de riscos da Fundação BB tem por objetivo possibilitar a identificação, mensuração, avaliação, monitoramento, controle, mitigação e reporte dos eventos de riscos inerentes às atividades da Instituição, resguardando-a de possíveis danos e permitindo uma gestão proativa, transparente e de qualidade.
A Fundação BB realiza o monitoramento dos riscos relevantes, com reporte trimestral a Diretoria Executiva, Comitê de Gestores e Conselho Fiscal. Para o Conselho Curador o reporte é anual.
O gerenciamento dos riscos é um processo dinâmico que envolve fluxo contínuo de informações:
As ferramentas demonstradas no quadro abaixo são utilizadas no
gerenciamento de riscos da FBB.
Segundo o COSO, a gestão de riscos em uma empresa deve conter a análise do contexto em que a mesma está inserida, sua estratégia, seus objetivos e os processos existentes para atendê-los, com a finalidade de identificar os riscos que a empresa incorre. Tal análise permite à empresa estabelecer seu inventário de riscos.
Nesse contexto e buscando o alinhamento entre gestão de riscos e governança, para construção do Inventário de Riscos, foram consideradas como principais premissas, as diretrizes traçadas no Plano Estratégico, sendo que os riscos considerados relevantes pela Fundação BB estão representados a seguir:
Com o intuito de disseminar a cultura de riscos entre os funcionários, a Fundação BB realizou os seguintes eventos em 2019:
Os eventos foram realizados de forma presencial e todo o material foi disponibilizado aos funcionários através dos canais internos.
Assim como na Gestão de Riscos, a FBB adotou o direcionador COSO para o desenvolvimento e a implementação do seu Sistema de Controles Internos, e estabeleceu o Modelo Referencial de Linhas de Defesa para a avaliação da efetividade desse sistema.
A 1ª linha de defesa é constituída pela gestão dos processos que fazem parte da cadeia produtiva da FBB. A atuação implica identificar e avaliar riscos associados aos processos, bem como implementar e executar controles que mitiguem esses riscos.
A 2ª linha de defesa corresponde às funções corporativas típicas de gestão de riscos, controles internos e conformidade, bem como as funções de governança, segurança institucional e assessoria jurídica, visando subsidiar a Diretoria Executiva na tomada de decisões.
A 3ª linha de defesa abrange a função de auditoria interna, a qual avalia a efetividade de todo o ciclo de gerenciamento de riscos e controles da FBB. A FBB garante a atuação independente dos auditores.
Como forma de disseminar a cultura de riscos e demonstrar a relevância do tema integridade nas relações institucionais, foi executado ao longo do ano um Plano de Comunicação, aprovado pela Diretoria Executiva. Antes de iniciar as atividades do Plano, foi feita uma pesquisa de diagnóstico para medir o nível de conhecimento dos colaboradores sobre o assunto.
Foram realizados reportes mensais ao Comitê de Gestores sobre as ações de desenvolvimento e monitoramento do Programa de Integridade e publicadas, em seus diversos canais internos, matérias sobre Risco, Controles Internos, Segurança, Prevenção e Combate à Corrupção e temas correlatos. Além disso, foram realizados treinamentos internos e criados indicadores no acordo de trabalho para fomentar a realização de cursos afetos ao tema.
A Equipe de Controles Internos (COI) da FBB faz reportes mensais à Diretoria Executiva sobre o andamento das atividades de controle e, semestralmente, apresenta os resultados compilados na forma de relatório. O escopo dessas atividades é definido no Plano Anual de Controle (PAC) aprovado pela Diretoria.
A Fundação BB se utiliza de Recomendações Técnicas de Controle (RTC) como um instrumento que tem por finalidade recomendar ajustes e melhorias em processos e normativos para minimizar deficiências e fragilidades identificadas.
A Fundação BB também conta com a Política de Controles Internos e Conformidade que, além de estar em consonância com os princípios do COSO, corrobora para a solidez da estrutura de governança, cumprindo sua premissa de auxiliar a organização a atingir seus objetivos estratégicos, mitigando riscos de conformidade. A referida Política dispõe, dentre outros, que a Fundação BB adota e estimula a conduta ética inequívoca de todos os colaboradores da Instituição (funcionários, contratados e prestadores de serviços).
As políticas contábeis adotadas pela Fundação BB são aplicadas de forma consistente em todos os períodos. As demonstrações contábeis consolidadas são elaboradas a partir das diretrizes emanadas na Lei das Sociedades por Ações, e estão apresentadas de acordo com as práticas do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e Conselho Federal de Contabilidade (CFC), aprovadas pela auditoria independente.
Os instrumentos financeiros da FBB encontram-se registrados em contas patrimoniais e estão compreendidos principalmente pelos saldos de aplicações financeiras, outros créditos, contas a pagar, encargos a recolher e outras obrigações. A FBB não está exposta ao risco de crédito e segue a política de gerenciamento de riscos adotada pelo Conglomerado Banco do Brasil de forma conservadora.
A Fundação BB entende que o alcance dos objetivos estratégicos está diretamente relacionado com a satisfação e o empenho de seus funcionários. Por isso, tem como premissa desenvolver ações e programas de gestão de pessoas que privilegiem a formação e o desenvolvimento de competências, a qualidade de vida no trabalho, a ética nas relações, a valorização do corpo funcional, buscando manter um ambiente de trabalho saudável e motivador.
Para promover a capacitação de seus colaboradores, a Fundação BB reformulou o Programa de Formação dos Funcionários da FBB, o qual contempla a concessão de bolsas de estudo para formação superior, idiomas e o incentivo à obtenção de certificação profissional. Além da renovação do Programa, outro avanço foi em relação ao número de incentivos concedidos, perfazendo um total de 20 bolsas de estudo em 2019.
Os funcionários da FBB também são incentivados a realizar cursos e treinamentos internos e externos, obter certificados internos de conhecimento e realizar cursos autoinstrucionais disponibilizados pela plataforma de universidade corporativa (UniBB). A meta anual de treinamento para cada funcionário é de 40 horas com cursos obrigatórios, cujo foco em 2019 foi a gestão de riscos e compliance. Os gestores, além das 40 horas e dos cursos obrigatórios mencionados, também cumpriram meta específica para realização de cursos voltados para o desempenho de suas funções.
Todos os funcionários da FBB realizam avaliações e são avaliados através de um sistema de gestão de desempenho e competências que serve para mensurar a contribuição de cada funcionário a partir da relação entre o desempenho profissional e as competências necessárias para cumprir sua função.
Em consonância com os objetivos estratégicos do Plano Estratégico Quinquenal e também para acompanhar as mudanças emergentes e a evolução do tema gestão de pessoas, a FBB desenvolveu ações e programas destinados ao desenvolvimento de seus colaboradores e da sua liderança, ao fornecimento de subsídios para maximizar a eficiência operacional, o clima e a cultura organizacional, a gestão do conhecimento, a cultura de inovação e a inteligência estratégica.
Outro objetivo da Fundação BB é o aumento da satisfação de seus colaboradores. Em 2019, foram realizadas duas pesquisas: uma delas é realizada anualmente com uso de ferramenta interna e a outra foi realizada por empresa externa (Great Place To Work – GPTW). Os resultados dessas pesquisas geraram importantes insumos para a definição ou redefinição de ações que serão implementadas em 2020.
Uma das ações estabelecidas é formado por funcionários voluntários: ECOA - Equipe de Comunicação e Autodesenvolvimento. A equipe é institucionalmente reconhecida e atua em temas como clima organizacional, endomarketing, responsabilidade socioambiental, reconhecimento e valorização de funcionários, capacitação e qualidade de vida. Ao longo do ano, foram desenvolvidas e promovidas várias ações de integração, sensibilização e motivação: eventos e palestras (dia internacional da mulher, outubro rosa, conscientização do autismo, encontro para disseminação de tecnologias sociais), revitalização das poltronas da sala de convivência dos funcionários e ações de conscientização (dia da árvore, dia do bancário, dia dos pais e dia das mães, entre outros).
A FBB preza pela qualidade de vida no trabalho e bem-estar de seus colaboradores e promove anualmente:
Os funcionários também têm à disposição, além do plano de saúde e odontológico, a ação Saúde da Família realizada, em 2019, pela assistência médica – Cassi, que customiza o acompanhamento, conforme necessidade do paciente.
A FBB tem a ética como compromisso e o respeito como atitude nas suas relações com funcionários e seus públicos de relacionamento. É fomentadora de boas práticas e atua em consonância com valores universais de direitos humanos, trabalhistas, de preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável.
Um dos projetos é o Programa Jovem Aprendiz, que além de assegurar os preceitos legais aos menores assistidos, implementa ações para o desenvolvimento profissional e social dos jovens, promovendo durante a seleção de candidatos, a valorização de questões voltadas para inclusão de raça, gênero e pessoas com deficiência (PcD).
As dependências da Fundação BB possuem recipientes coletores de pilhas e baterias para uso dos colaboradores. O material recolhido periodicamente é entregue em centros de coleta para destinação ambientalmente adequada. Outros produtos como frascos aerossóis e afins são entregues na Central das Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop).
Todos os cartuchos utilizados nas impressoras da Fundação BB são reaproveitados/recarregados. Esta ação é repetida durante toda a vida útil do cartucho, diminuindo assim o volume de novas aquisições e, consequentemente, de resíduos.
Para incentivar a redução do consumo de papel, promoção da gestão eletrônica de documentos e conscientização dos funcionários sobre o tema, foi incluído um indicador específico no Acordo de Trabalho (ATB) da Fundação BB para redução de consumo de papel ao longo do ano de 2019 contando com a economia de 50,6% da quantidade prevista para o 1º semestre e 60% de economia em relação ao 2º semestre do referido ano.
Na busca de trazer para o dia-a-dia dos funcionários a importância da conscientização ambiental, foi criado indicador no Acordo de Trabalho para que, no mínimo, 80% dos funcionários da FBB obtivessem a certificação em Responsabilidade Socioambiental do Banco do Brasil em nível intermediário ou avançado. Ao final de 2019, a meta foi atingida com 81,9% de funcionários certificados.
A Fundação BB tem seu corpo funcional constituído por funcionários do Banco do Brasil (BB) e segue a política de remuneração do seu Instituidor. Presidente e diretores da Fundação BB são remunerados diretamente pelo BB. A Fundação BB não oferece aos seus Conselheiros quaisquer tipos de remuneração, vantagens ou benefícios.
Já o conjunto de benefícios concedidos aos funcionários extrapola as exigências da legislação trabalhista, é disponibilizado sem distinção de cargo ou gênero. Dentre os principais citamos:
Durante o ano de 2019, 5 funcionárias usufruíram de licença maternidade e 3 funcionários usufruíram de licença paternidade, sendo que 100% dos funcionários retornaram às suas atividades e permaneceram empregados.
Com vistas a valorizar os funcionários e fortalecer o relacionamento familiar, a Fundação BB concede licença maternidade de 120 dias com direito à prorrogação de 60 dias. A licença paternidade concede o direito aos 5 dias com prorrogação de mais 15 dias.
Ainda como benefício a FBB concede horário especial/amamentação com redução da jornada em uma hora até a criança completar um ano de vida para a funcionária mãe, ao funcionário pai de família monoparental e ao funcionário com união estável homoafetiva, inclusive a adotantes, com filho de idade inferior a 12 meses. O benefício é dobrado em caso de gêmeos.
Desde 2017, a FBB aderiu ao Regulamento de Licitações e Contratos do Banco do Brasil – RLBB, decorrente da Lei 13.303/2016, que disciplina as licitações e contratações de serviços, inclusive de engenharia, de publicidade e de patrocínio, compras, locações e alienações de bens, execução de obras e administração de contratos. Para garantir maior transparência e atender ao RLBB todos os contratos e convênios são publicados no portal da FBB na internet.
Os processos de contratações e compras tem, por princípio, o desenvolvimento sustentável e nos orientamos pela nossa Política de Sustentabilidade. Portanto, os fornecedores da FBB são selecionados com base em critérios ambientais, econômicos e sociais. As contratações realizadas contêm cláusulas restritivas ao trabalho infantil, escravo ou análogo, além de Termo de Compromisso de Responsabilidade Socioambiental e Combate à Corrupção. Também verifica se o fornecedor está relacionado nos cadastros de empresas suspensas e lista de empresas declaradas inidôneas pela Controladoria-Geral da União.