Mensagem da Liderança

GRI 102-14

Em 2019, demos início a uma nova caminhada com o propósito de “valorizar vidas para transformar realidades”, na busca por soluções efetivas para o desenvolvimento sustentável das comunidades brasileiras.

No primeiro ano do nosso plano estratégico (ciclo 2019-2023) foram definidas duas grandes áreas de atuação: Meio Ambiente e Educação, sendo a reaplicação de tecnologias sociais a indutora para o alcance dos nossos objetivos.

Por meio do incentivo às articulações e novas parcerias para mobilização de recursos, foi possível ampliar e dar escala ao investimento social privado onde aplicamos R$ 115,8 milhões, beneficiando 98,2 mil brasileiros em todos os estados da federação e no Distrito Federal.

Dentre as principais realizações do exercício, destacamos a 10ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social que se tornou o principal instrumento de identificação e certificação de metodologias inovadoras no Brasil e na América Latina. Atualmente, é considerado uma das mais importantes premiações do terceiro setor.

O lançamento da plataforma “Transforma! Rede de Tecnologias Sociais” reforçou o compromisso de disseminar as tecnologias sociais, facilitando a troca de experiências e, consequentemente, maior alcance das iniciativas.

Nosso Programa de Integridade foi reconhecido como modelo para diversas organizações (públicas, privadas, entidades de classe, instituições de ensino e outras), dando visibilidade à atuação ética e transparente da Fundação BB, protagonista na adoção de práticas institucionais de integridade e compliance.

A imagem positiva da Fundação BB e a efetividade do investimento socioambiental contribuíram para o estabelecimento de novas parcerias estratégicas e possibilitaram maior atratividade dos investidores sociais.

O resultado que apresentamos no Relatório de Atividades 2019 é o reflexo do trabalho de cada um dos funcionários da Fundação, da rede de agências do Banco do Brasil e de todos os colaboradores do Conglomerado, que no seu dia a dia contribuem, direta ou indiretamente, com a transformação socioambiental das comunidades brasileiras.

Compartilhamos, nesse Relatório, as transformações que valorizam ainda mais a nossa história, que por mais de três décadas se entrelaçam com as histórias de milhares de brasileiros.

Rubem de Freitas Novaes
Presidente do Banco do Brasil e do Conselho Curador da Fundação BB
Asclepius Soares
Presidente da Fundação BB