A visão de futuro da Fundação BB, declarada no Plano Estratégico, é de ser reconhecida pela sociedade como fomentadora e multiplicadora de soluções para transformação socioambiental no Brasil. Para cumprir com esse objetivo, a comunicação da Fundação Banco do Brasil busca divulgar as ações realizadas, ampliando a visibilidade de sua atuação e de parceiros estratégicos. Os conteúdos são produzidos e publicados em diferentes canais de comunicação, com informações qualificadas aos stakeholders e sociedade em geral.
A visão de futuro da Fundação BB, declarada no Plano Estratégico, é de ser reconhecida pela sociedade como fomentadora e multiplicadora de soluções para transformação socioambiental no Brasil. Para cumprir com esse objetivo, a comunicação da Fundação Banco do Brasil busca divulgar as ações realizadas, ampliando a visibilidade de sua atuação e de parceiros estratégicos. Os conteúdos são produzidos e publicados em diferentes canais de comunicação, com informações qualificadas aos stakeholders e sociedade em geral.
A reputação positiva constitui um ativo fundamental na geração de valor. Em 2019, a Fundação BB gerou 2.325 notícias em mídias espontâneas, número 40% superior a 2018, sendo que 99% das exposições foram positivas, contribuindo tanto para a imagem da marca da Fundação, como a do seu Instituidor, de investidores sociais e de parceiros estratégicos.
As matérias inseridas em canais digitais próprios - como o Portal Fundação BB e os perfis em redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube, destacaram a transformação socioambiental efetiva promovida pelos programas e projetos com foco em seus participantes, valorizando a diversidade cultural do povo brasileiro.
Como uma das vencedoras regionais e finalista na etapa nacional no prêmio promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Prêmio Aberje em 2019, a Fundação BB, pela quarta vez consecutiva, tornou-se referência em comunicação institucional, divulgando suas melhores práticas de comunicação para a mídia especializada e formadores de opinião.
A criação do Código de Ética e Normas de Conduta e a constituição do Comitê de Ética com orientações norteadoras para funcionários, administradores, conselheiros e stakeholders, bem como a revisão do Programa de Integridade reforçaram a cultura de integridade, ética e compliance da instituição, gerando ganhos de imagem e reputação.
Parcerias com organizações reconhecidas nacional e internacionalmente, tais como Instituto Ayrton Senna, Fiat Chrysler Automóveis, ONU Mulheres, Museu do Ipiranga, Instituto Magnus, dentre outras, reforçaram a imagem institucional, dando maior alcance do investimento socioambiental e dos projetos.
A Fundação BB foi uma das parceiras do Canal Futura e da Fundação Roberto Marinho na divulgação da campanha #Nem1PraTrás. Em 28 de abril, Dia da Educação, as 24 horas de programação do Canal Futura foram dedicadas ao tema.
Durante todo o ano, feiras populares foram reestruturadas por meio do projeto Nossa Feira Popular e Solidária. A iniciativa promoveu a capacitação de feirantes em temas como educação financeira, empreendedorismo e gestão dos resíduos sólidos. A marca da Fundação BB foi levada a 21 municípios do Nordeste, fortalecendo a economia da região e fomentando a cultura local.
O projeto Orquestrando o Brasil, uma das parcerias da Fundação BB e o legado do maestro João Carlos Martins, ofereceu aprimoramento a milhares de músicos em todo o país, bem como a oportunidade ao público de assistir concertos com orquestras regionais sob a regência do maestro. As apresentações de Brasília e de São Paulo receberam especial destaque da mídia, disseminando o projeto e a inclusão social por meio da música.
O programa estruturado de Ajuda Humanitária, instituído pela Fundação BB para atuação em situações de calamidade e de emergência, possibilitou a formalização de parceria com a Casa Civil da Presidência da República, para criação de soluções digitais de recebimento de doações e gestão dos recursos a serem investidos na Operação Acolhida, força tarefa para apoio aos imigrantes e refugiados venezuelanos.
A partir de seu lançamento, em fevereiro de 2019, somando-se aos eventos que antecederam a premiação (Encontro de Tecnologia Social, Encontro com Investidores, Mídia Tour ao Instituto Proeza – DF) e a cerimônia de premiação, o 10º Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social gerou 914 matérias, em diversos meios, contribuindo para elevar a visibilidade da Fundação BB, dos parceiros e apoiadores do Prêmio no Brasil e no exterior.
E ainda, como parte das ações da 10ª edição do Prêmio, a Fundação BB disponibilizou em seu portal o Transforma, plataforma com centenas de tecnologias sociais certificadas, de livre acesso e de fácil reaplicação para as comunidades.